Programação e Palestrantes
Programação e Palestrantes
Programação e Palestrantes
Painéis Temáticos
1. GÊNEROS DISCURSIVOS E PRÁTICAS DE LETRAMENTOS
Prof. Me. Francisco Renato Lima (DMTE/UFPI). Prof.ª Me. Leila Patrícia Alves Dantas (IFPI)
O propósito desta sessão temática é reunir reflexões em torno da articulação entre os gêneros discursivos e as práticas de letramentos, uma vez que as manifestações de uso da língua, em contexto letrados diversos, ocorre por meio de gêneros discursivos. Nas diversas esferas de circulação humana, eles facultam a possibilidade de interação, ampliando as capacidades de interagir socialmente com as diversas práticas de letramento na sociedade, desde o domínio formal e escolarizado, que se relaciona à alfabetização, ao domínio de mundo, nos termos de Paulo Freire (2011) quando diz que a leitura de mundo precede a leitura da palavra. Espera-se, desse modo, fortalecer as discussões em torno da complexidade que envolve o continnum entre práticas de letramentos e gêneros discursivos, nas modalidades oral e escrita da língua, na perspectiva de possibilitar que os sujeitos assumam uma autoria crítica e reflexiva nos domínios da cultura e da ideologia em que estão inseridos, a fim de promover a cidadania e a transformação social.
2. LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES E PRÁTICAS
Prof. Dr. Juscelino Nascimento (UFPI) e Profa. Mestranda Raissa Martins Brito (PPGEL/IDB)
Para esta sessão temática serão bem-vindos trabalhos que versem sobre escrita, leitura, produção e compreensão de textos, de modo geral. Trabalhos de pesquisa (concluídos ou em andamento), relatos de experiência de professores das redes pública e privada, assim como resultados de projetos de extensão serão igualmente bem-vindos. Assim, temos como objetivos: (i) fomentar discussões acerca da construção da leitura e da escrita na Educação Básica, sobretudo da rede pública; (ii) compartilhar experiências e práticas pedagógicas relacionadas à produção de textos; (iii) oportunizar a troca de experiências relativas ao ensino, à pesquisa e à extensão relacionadas com a leitura e a escrita
3. LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: MODOS DE LER
Prof. Me. Rayron Lennon (UFMA/UFPI)
Nesta sessão temática serão aceitos trabalhos que abordem a leitura literária em contexto escolar e não escolar, tendo em vista que a produção literária para crianças, jovens e adultos apresenta uma diversidade de gêneros literários (poéticos, narrativos e dramáticos) oriundos das culturas oral e escrita, os quais possibilitam inúmeros modos de ler em face dos múltiplos assuntos abordados e dos diversos suportes (orais, impressos e digitais), objetivando sempre a ampliação dos horizontes de expectativas do(a) leitor(a) em formação.
4. LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: TEMAS, FORMAS E SUPORTES
Profa. Dra. Paula Fabrísia Fontinele de Sá (UnB)
Nesta sessão temática serão aceitos trabalhos que focalizem a produção literária e artística para crianças e jovens, a partir da sua diversidade temática, uma vez que todas as modalidades de assunto podem ser discutidas com os leitores em formação, a partir dos diversos gêneros literários (poéticos, narrativos e dramáticos), oriundos das culturas oral e escrita nos inúmeros suportes (orais, impressos e digitais), bem como as diferentes possibilidades de recepção dessa produção. A partir desses aspectos é possível mapear a qualidade dessa produção literária com vistas a se perceberem os diversos processos de criação literárias que possibilitam a ampliação dos horizontes de expectativas do(a) leitor(a) em formação.
5. LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NOS/DOS EVENTOS COMUNICATIVOS
Profa. Doutoranda Luciana Maria Libório Eulálio (UESPI)
Esta sessão temática tem como objetivo apresentar pesquisas e discussões sobre a produção de sentidos nos/dos eventos comunicativos que circulam na sociedade pelo viés da Análise de Discurso francesa. Pretende-se discutir através de textos verbais, não verbais e multimodais, os gestos de leitura, de interpretação e de significação dos homens presentes e atuando no mundo através da linguagem. Considera-se tais gestos como parte de sua existência tornando-os sujeitos sociais. Desse modo, os textos apresentados nessa sessão temática podem abordar reflexões que levem em conta processos de significação em razão de suas condições de produção e como resultado da relação estabelecida pela língua com os sujeitos falantes e as circunstâncias nas/pelas quais eles são produzidos, isto é, relacionando-os a sua exterioridade.
6. PRÁTICAS DE LEITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA E O ALUNO SURDO
Profa. Me. Érika Lourrane (IFPI) e Profa. Esp. Lucelina Vieira Costa (SEDUC – MA/UESPI)
As práticas de leitura por alunos surdos envolvem um processo interativo que articula duas línguas, a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa, envolvendo uma série de níveis de conhecimentos, como o conhecimento linguístico, textual e o conhecimento de mundo. A compreensão de um texto implica na utilização de diferentes estratégias, como as cognitivas e metacognitivas, de maneira geral. Com base nesses pressupostos, nesta sessão temática, esperamos contribuições em torno destes apontamentos, por meio de discussões atuais, experiências e práticas investigativas relativas a leitura do surdo numa perspectiva dialógica e cognitiva. Portanto, serão aceitos estudos que objetivem refletir sobre práticas de leitura de adultos surdos e de crianças surdas em contexto sociointerativos; do mesmo modo, sobre leitura em português mediada pela Libras. Estudos que tratem da construção de sentidos no texto pelo surdo: relações textuais, contextuais e intertextuais, estratégias cognitivas e metacognitivas na aquisição da leitura do surdo, habilidades de leitura e a formação do leitor surdo crítico.